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Naquela época, o excedente de grãos era difícil de armazenar, e ainda mais complicada a sua comercialização. Ele sabia que o uísque representava a forma mais segura e econômica de usar o excedente de milho. Com isso, o milho não estava sujeito ao mofo, era fácil de transportar e considerado ainda mais valioso do que a instável moeda dos estados americanos. Usando seu próprio alambique, Jacob começou a produzir um uísque de cor âmbar, feito a partir de uma pasta fermentada de milho, centeio e malte. O produto - que usava mais milho do que qualquer outro ingrediente - foi chamado de Bourbon, em homenagem ao município de Bourbon, em Kentucky. Jacob vendeu seu primeiro barril de Bourbon em 1795. O uísque foi introduzido no mercado inicialmente com o nome de Old Jake Beam.
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Ele transmitiu a seu filho de apenas 18 anos, David, em 1820, as tradições familiares para a fabricação do Bourbon. Durante a gestão de David como destilador mestre, o país estava entrando na era industrial. A descoberta do ouro na Califórnia fez com que centenas de americanos rumassem para o oeste, e levas de novos imigrantes chegavam à América em busca de liberdade e riqueza. A abertura do Canal do Erie, em 1825, e a navegação no rio Mississippi tornaram o transporte de mercadorias, como o Bourbon, mais fácil e accessível do que nunca. David M. Beam, filho de David e neto de Jacob, assumiu a destilaria e os segredos da família para a fabricação do tradicional Bourbon em 1850, alguns anos antes do início da Guerra Civil.
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Logo após a morte do seu pai, em 1854, David mudou a destilaria para o Município de Nelson, também no Kentucky, mais próxima à primeira ferrovia do estado. Ele chamou a sua nova casa de Destilaria “Clear Spring”, em alusão à água clara da nascente encontrada em um rio das proximidades. Em 1880 o Bourbon da família Beam, então chamado Old Tub, se tornou nacionalmente conhecido graças às ferrovias e a perseverança da família. O filho de David, o lendário James “Jim” Beauregard Beam, começou a ajudar o pai nos negócios quando tinha apenas 16 anos de idade. David ensinou-lhe as mesmas técnicas e conhecimentos para a fabricação de Bourbon que seu pai havia lhe transmitido.
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Jim assumiu a destilaria da família em 1894, aos 30 anos de idade, e durante os 52 anos seguintes continuou supervisionando o processo de destilação. A empresa de Jim Beam continuou a crescer e prosperar durante os primeiros anos da década de 1900, até que ela foi obrigada a fechar devido à Lei Seca, em 1919. Durante os 14 anos da lei, Beam vendeu todos os seus negócios relacionados a bebidas alcoólicas para dedicar-se ao cultivo de frutas cítricas na Flórida e, depois, à exploração de minas de carvão e uma pedreira de calcário.
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Com a revogação da Lei Seca em 1933, Jim Beam, então com 70 anos de idade, voltou reativou a destilaria e incorporou a The James B. Beam Distilling Co., em Clermont, Kentucky, no dia 14 de agosto de 1934. Foi a partir deste momento que o Bourbon adotou oficialmente o nome JIM BEAM. Doze anos mais tarde, em 1946, seu filho T. Jeremiah Beam se tornou presidente e tesoureiro da empresa. E foi ele o responsável por internacionalizar a marca enviando caixas de JIM BEAM para as tropas americanas estacionadas ao redor do mundo. Jim Beam faleceu um ano depois, aos 83 anos de idade. Jeremiah observou que o filho de sua irmã, F. Booker Noe, Jr., tinha a paixão e o talento da família pela fabricação de Bourbon. Foi então que ele trouxe o sobrinho para a destilaria da família quando ele tinha 21 anos de idade. Ao lado de Jeremiah, ele aprendeu as tradições e segredos familiares para a preparação de Bourbon.
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Sob o olhar cuidadoso de Booker, a destilaria JIM BEAM ainda usa a mesma variedade clássica de levedura criada por Jim Beam em 1934. Uma segunda destilaria foi inaugurada em 1954, próxima a cidade de Boston no Kentucky. Pouco mais de uma década depois, em 1967, a empresa foi adquirida pela American Brands (atual Fortune Brands). Em 1987, ele lançou no mercado um Bourbon com sua própria assinatura, o Booker’s Bourbon, com 65,05 de graduação alcoólica. Criado inicialmente como um presente de Natal para amigos especiais, esse uísque é engarrafado diretamente do barril, inteiro e sem ser filtrado. Em 1992, mais três Bourbons artesanais, Knob Creek Bourbon (50% de graduação alcoólica), Basil Hayden’s Bourbon (40% de graduação alcoólica) e Baker’s Bourbon (53,55% de graduação alcoólica), foram acrescentados a essa linha (Bourbon Collection) para criar uma coleção super premium de uísques produzida em pequenos lotes.
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A partir de 2004 a empresa começou a licenciar a marca JIM BEAM para ser utilizada em comidas, como por exemplo, carne defumada embebida no mais puro Kentucky Bourbon, além de molhos e temperos que levam doses de JIM BEAM. Além disso, o licenciamento foi estendido para outras categorias de produtos ligadas a marca, como uma completa linha de acessórios para churrascos incluindo pincéis, termômetros, ferro de marcar carne, marinador, injetor de temperos, amaciador, espetos e espátulas. Em 2005 a destilaria alcançou um momento histórico quando Frederick Booker Noe III (conhecido como Fred Noe), bisneto do lendário Jim Beam e 7ª geração da família à frente da empresa, encheu o barril de número 10 milhões na história da marca. Foi também neste ano que a marca lançou a primeira campanha televisa em toda sua história.
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As preciosidades
A JIM BEAM produz atualmente sete variedades de uísques (Kentucky Bourbon e Rye Whiskey) e derivados:
● Jim Beam White label (rótulo branco): envelhecido 4 anos com 40% de graduação alcoólica. Vendido na Austrália com 37.5% de álcool.
● Jim Beam White label (rótulo branco com a inscrição “Premium Aged 7 Years Old”): envelhecido 7 anos com 40% de graduação alcoólica. Vendido especialmente no estado do Kentucky.
● Jim Beam Green label (rótulo verde, também conhecido como Jim Beam Choice): envelhecido 5 anos com 40% de graduação alcoólica e destilado pelo método Charcoal.
● Jim Beam Black label (rótulo preto): envelhecido 8 anos com 43% de graduação alcoólica. Recentemente sua garrafa foi completamente redesenhada para se diferenciar dos outros uísques da marca, adquirindo um formato mais esquio e sofisiticado.
● Jim Beam Yellow label (rótulo bege): envelhecido 4 anos com 40% de graduação alcoólica. É considerado um Rye Whiskey (com no mínimo 51% de centeio em sua composição).
● Jim Beam Red Stag: lançado recentemente, em 2009, é um uísque que sofre a infusão de cerejas pretas, responsável pelo seu sabor adocicado. O nome do novo uísque foi inspirado nos bandos de veados que vagueiam no estado do Kentucky, em especial os veados vermelhos (Red Stag).
● Jim Beam and Ginger Ale: bebida que contém Bourbon envelhecido 4 anos (com apenas 5% de graduação alcoólica) e Ginger Ale.
● Jim Beam and Cola: bebida que contém Bourbon envelhecido 4 anos (com apenas 5% de graduação alcoólica) e refrigerante de cola
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O Bourbon
O Bourbon representa o puro espírito americano e é produzido somente no estado do Kentucky. Porque o JIM BEAM é um autêntico Bourbon? Porque segue, pela lei americana, todas as características para ser considerado um Bourbon:
● Contém pelo menos 51% de milho em sua composição.
● É destilado pelo menos a 160º.
● É armazenado em barris a 125º.
● É envelhecido por, no mínimo, dois anos em barris novos de carvalho “tostados” por dentro.
● Não é adicionado sabores ou corantes que alterem o Bourbon.
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A destilaria
A principal destilaria, que também funciona como sede, da JIM BEAM, está localizada em Clermont, situada aproximadamente 25 milhas ao sul de Louisville no estado do Kentucky. Na destilaria os caminhões e as chaminés convivem lado a lado com gramados verdes onde fica a histórica casa da família Beam, hoje um ponto de visitação. Os visitantes, através de um tour guiado podem ter acesso ao mais puro espírito nativo americano através da história e saga da família na destilação do verdadeiro Kentucky Bourbon.
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Em um galpão (chamado The American Outpost) especialmente preparado para receber os visitantes, funcionários bem preparados falam do Bourbon que é feito pela família desde que Jacob Beam vendeu seu primeiro barril, em 1795. A história também pode ser conferida através de um maravilhoso filme e uma grande exposição de artefatos históricos da empresa. O local também possui uma loja que comercializa além dos tradicionais Bourbons JIM BEAM, uma infinidade de produtos de merchandising da marca. A casa histórica da família onde viveram três gerações dos Beam, chamada The T. Jeremiah Beam House, é um local convidativo para experimentar todos os tipos de Bourbons produzidos pela destilaria. Tendo sorte o visitante ainda pode presenciar caminhões da destilaria sendo carregados com barris do mais puro Bourbon, além de sentir no ar o famoso e inconfundível odor de JIM BEAM. Na destilaria existem 21 Rockhouses (local onde os barris descansam por no mínimo 4 anos). A admissão para a visita guiada é grátis.
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O patrocínio esportivo
Desde o começo da década passada a marca JIM BEAM começou a investir muito no automobilismo americano. De 2004 a 2009, a marca foi patrocinadora do talentoso e experiente piloto Roby Gordon (que dirigia o carro número 7 Jim Beam Dodge Charger) na NASCAR, principal categoria americana de automobilismo. Além disso, a marca patrocinou os pilotos Steven Johnson e Will Davison na categoria V8 Supercars Championship, e o time turco que participou no rali Dakar em 2008. Hoje em dia marca patrocina o programa esportivo ESPN The Next Round.
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Os slogans
Bold Choice. (2010)
Here’s to The Stuff Inside. (2008)
The Stuff Inside Matters Most. (2004)
Real friends. Real Bourbon. (1999)
Today belongs to Jim Beam. (1987)
8 years changes everything. (2010, JIM BEAM BLACK)
It’s time for a better bourbon. (2002, JIM BEAM BLACK)
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1795
● Fundador: Jacob Beam
● Sede mundial: Clermont, Kentucky
● Proprietário da marca: Beam Global Spirits & Wine, Inc.
● Capital aberto: Não
● Presidente & CEO: Matthew J. Shattock
● Master Distiller: Frederick Booker Noe III
● Faturamento: US$ 750 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Destilarias: 3
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 900
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísque tipo Bourbon
● Ícones: A destilaria em Clermont
● Slogan: Bold Choice.
● Website: www.jimbeam.com
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A marca no mundo
Disponível em mais de 130 países em todo o mundo, JIM BEAM não é apenas o Bourbon mais vendido do mundo - ele é o uísque americano mais vendido na Europa oriental, o uísque número um de todos os tipos na Alemanha e a bebida alcoólica destilada número um na Austrália, segundo maior mercado mundial de Bourbon. Atualmente a empresa possui três destilarias localizadas nas cidades de Clermont, Boston e Frankfort, todas no estado do Kentucky. Somente em 2010 a marca vendeu mais de 6.3 milhões de caixas no mundo inteiro.
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Você sabia?
● No rótulo de JIM BEAM é possível ler a famosa frase “None Genuine Without my Signature” (Não genuíno sem a minha assinatura) seguida da tradicional rubrica de James B. Beam.
● O Master Distiller Jerry Dalton (1998-2007) foi o primeiro homem à não pertencer a família Beam a ocupar esse importante cargo na destilaria.
Fonte: mundo das marcas
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