E agora!
Rolha ou Screw Cap?
Tenho presenciado a desconfiança e a desvalorização dos consumidores quando se deparam com uma garrafa com “tampa de rosca”.
Sou a favor de ambas, cada uma delas tem a sua vantagem e desvantagem, confira a seguir:
Forma de vedação que vem ganhando espaço pela sua comprovada praticidade e eficácia no isolamento completo da entrada de oxigênio na garrafa. Somados ao baixo custo de produção, tornar-se uma boa opção para o mercado atual. Geralmente é usado nos vinhos de consumo rápido ou média guarda.
– Desvantagem: perde o charme no ritual de abertura da garrafa.
Clássico vedante das garrafas de Vinho! Muito valorizado pela homogeneidade, impermeabilidade, elasticidade, resistência ao desgaste, compressibilidade, leveza e flutuabilidade, isolante térmico inerte ao vinho, inodora e pouco inflamável.
– Desvantagem: possibilidade de transmitir ao vinho o fungo “bouchonnée” e ressecamento.
(em seguida teremos um post sobre Rolhas e suas variedades)
Hoje grandes países produtores de Vinho do Novo Mundo, como: a Austrália e Nova Zelândia usam 100% de vedação Screw Cap e nem por isso seus produtos perderam valor ou qualidade. Outros países: África do Sul, Chile, Argentina, Uruguay, Brasil e outros, também estão começando a usar Screw Cap como vedação em algumas linhas. Atualmente grandes pólos de pesquisas do meio, vem desenvolvendo testes de armazenamento e guarda, logo logo teremos mais informações.
Dúvidas e sugestões de conteúdo fale conosco: Chat e Email
Créditos Post: Rodrigo Varela, Sommelier Profissional
Garanta suas garrafas e compare…