Porca de Murça é a marca líder do Douro, tendo celebrado em 2013, os seus 85 anos de existência, tornando-se assim numa das mais antigas marcas de Portugal. A marca foi criada a partir de uma lenda originária da Vila de Murça no Alto Douro Vinhateiro.
Dizia-se que, há largos anos, existia nos bosques que cercavam a Vila, uma porca selvagem (javali), de grande opolência, que destruia as culturas da vizinhança, e atacava os pequenos animais das redondezas. Tendo sido, por vários anos, um tormento para os moradores da Vila, foi organizada uma caçada que reuniu os mais hábeis caçadores da região para abater a porca. A agilidade e extraordinária astúcia do animal não facilitava a tarefa dos caçadores e quando finalmente conseguiram abater a javali, resolverem prestar-lhe homenágem ao elevarem uma estátua, no centro da vila.
Estava assim criada a lenda da Porca de Murça, que serviu de inspiração para criar esta emblemática marca.
O Porca de Murça Tinto e Branco representam o perfil de vinhos frescos, jovens e frutados, convidativos ao consumo diário. O sucesso da marca é suportado pela qualidade dos nossos vinhedos e do nosso saber.
Em 1998 a Companhia decidiu lançar um Porca de Murça Reserva para celebrar o sucesso da marca e responder á crescente procura de vinhos de grande qualidade.
A Real Companhia Velha é a mais antiga e emblemática empresa de vinhos de Portugal, tendo celebrado neste ano 260 anos de existência e de actividade interrupta ao serviço do Vinho do Porto.